Pãezinhos com tapioca amanhecida

Autor: Neide Rigo

Pãozinho com sobras de tapioca. Sabe aquelas tapiocas que não ficaram boas ou que quebraram, ficaram secas, sobraram de um dia pro outro borrachentas?

Pois inventei de fazer uns pãezinhos com elas pra evitar desperdícios, e ficaram super gostosas. Isto, em 2011, e está lá no blog, mas lembrei dela agora para celebrar o dia mundial da alimentação e para responder ao desafio lançado pelo @comidainvisivel, que acredita que no coletivo e de mãos dadas podemos construir o maior livro de receitas e dicas de não desperdício. Então, aqui está minha receita:

Pãezinhos com tapioca amanhecida

400 g de beiju de tapioca amanhecido finamente picado
1,5  xícara de leite
3 ovos pequenos ou 2 grandes
3 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
25 g de manteiga em ponto de pomada
Polvilho doce ou castanhas para enfeitar

Modo de fazer:

  1. Para picar os beijus de tapiocas, enrole-os como rocambole, corte tirinhas e depois pique em quadradinhos. Cada xícara padronizada de 240 ml comportou 100 g de quadradinhos.  Coloque numa tigela.
  2. À parte, bata bem  o leite com os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga. Despeje sobre a tapioca e deixe hidratar por meia hora. Agora amasse bem com as mãos ou use um mixer (foi o que fiz). Se a massa estiver muito dura, junte mais um pouco de leite. A massa deve ficar bem grudenta, mas se você umedecer as mãos com água, poderá enrolar em bolas.
  3. Para modelar, retire as porções, com colheres de sopa, de mais ou menos 35 g. Coloque em forma untada com manteiga e polvilhada com polvilho doce.  Espalhe por cima polvilho doce peneirado ou castanhas do pará picadas, só pra enfeitar.
  4. Leve ao forno bem quente e deixe assar até que os pãezinhos fiquem com a crosta dourada. Quando estão quentes devem ser comidos sem recheio, pois são bem cremosos por dentro e ficaram deliciosos assim. Quando esfriam, podem ser cortados e recheados, aproveitando o grande oco que se forma.

Rendimento:

25 unidades.

Site: www.come-se.blogspot.com

Número de crianças obesas já é quase mesmo das que passam fome no mundo
PREVIOUS POST
Pesquisa da UFLA utiliza casca de tomate para produzir embalagem antioxidante
NEXT POST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *