Cada brasileiro produz 1,1 kg de lixo por dia

Muitas vezes acabamos comprando objetos (roupas, alimentos, eletrodomésticos, livros…) por impulso, sem ter a exata noção dos impactos que as nossas decisões de consumo causam no ambiente, do destino do lixo que acumulamos e jogamos fora todos os dias, da forma como consumimos água e energia.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE) em 2013 o Brasil produziu 76 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Somos o quinto maior país na produção de resíduos sólidos urbanos.

Cada brasileiro produz, em média, 1,1 kg de lixo por dia. Apenas 60% vai para um destino correto, sendo o restante, que corresponde a quase 24 milhões de toneladas (equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados) tem destino inadequado.

Outro dado importante é que o Brasil deixa de coletar 10% de todo o lixo gerado. São 20 mil toneladas por dia que sequer vão para o aterro sanitário, acabam sendo jogadas em córregos ou no meio das ruas, impactando a saúde e causando sérios problemas urbanos (aumento de pragas urbanas, entupimento de tubulações e causando as enchentes, contaminação do solo dentre outros).

Consumir de maneira consciente, com respeito aos recursos naturais que possuímos, é a chave para um futuro melhor para o nosso planeta.

Onde foi parar meu lixo?
PREVIOUS POST
A maioria das compras feitas por impulso são de supermercado
NEXT POST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *